10 pensamentos ao soprar do Shofar

1. Uma vez que Rosh Hashana é o início da criação quando D'us criou o mundo e tornou-se Rei, é costume entre os reis soprar os chifres como forma de declarar sua realeza. Esta é uma das razões pelas quais sopramos o Shofar.

2. Uma vez que o Rosh Hashana é o primeiro dia dos Dez Dias de Arrependimento, sopramos o Shofar naquele dia como um aviso da mesma forma que os reis advertem seu povo antes de executar um decreto. Desta forma, eles não podem reclamar mais tarde que não foram avisados.

3. Para nos lembrar da revelação no Monte Sinai, como diz: “O som do Shofar é muito forte”, e aceitaremos sobre nós mesmos primeiro fazer e depois ouvir ( Naasé venishmá) , exatamente como nossos pais fizeram no Monte Sinai.

4. Para nos lembrar das palavras de nossos profetas que foram comparadas ao som do Shofar: “E um ouvinte escuta o som do Shofar, mas não presta atenção …” (Yechezkel 33)

5. Para nos lembrar da destruição do Templo e dos sons dos chifres de guerra dos nossos inimigos, para que rezemos para D'us pela reconstrução do Templo.

6. Para nos lembrar do carneiro que foi abatido em vez de Yitzchak que sacrificou sua vida durante a Akeida. Assim também devemos sacrificar-nos para o bem de D'us para que Ele se lembre de nós para o melhor. Nossos sábios disseram: “Sopre diante de mim um chifre de um carneiro, então vou me lembrar da ligação de Yitzchak, filho de Avraham, para você e, para a memória de você virá diante de Mim”

7. Para que o som do Shofar nos desperte para admirar D'us: “Quando o shofar for soprado numa cidade, será as pessoas não irão tremer??” (Amós 3)

8. Para nos lembrar o grande e fantástico Dia do Juízo, como diz: “O grande dia de Hashem está próximo, está perto e se aproxima, um dia de trombeta e batalha” (Tzephania 1).

9. Para nos lembrar do dia da reunião dos exilios e do nosso anseio por ele: “Será naquele dia que um grande Shofar será soprado, e os que estão perdidos na terra da Assíria … se juntarão … “(Isaías 27)

10. Para nos lembrar da ressurreição dos mortos e acreditar nisso “Todos vocês habitantes do mundo e moradores da terra, quando a bandeira for enrolada sobre as montanhas vocês verão, e quando o Shofar soar, vocês irõa ouvir! “Rosh Hashana é chamado Yom Truah e não Yom T'kiah por causa da palavra Shivron (quebrantamento). Isso alude aos nossos corações partidos, e o arrependimento. Nós não sopramos o Shofar no primeiro dia de Rosh Hashana quando cai no Shabat, mas sim no segundo dia.
 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Articles

Back to top button