1. Elul é o décimo segundo mês do ano calendário judaico, que começa com o mês de Tishrei. É o sexto mês, quando começando com o mês de Nisan.
2. Elul tem apenas 29 dias.
3. O nome do mês, como acontece com os nomes do resto dos meses do calendário judaico, foi tomado a partir do exílio babilônico, que se origina da palavra “Ulolo”, que em acadiano quer dizer “colheita”.
4. Outro possível significado para a palavra Elul é “Alal”, que em aramaico, significa “procurar”. Isto expressa a ideia de que o mês de Elul é o mês de arrependimento e introspecção.
5. O nome Elul aparece pela primeira vez no livro de Neemias. A comunidade etíope chama este mês Lul. O signo astrológico para este mês é de Virgem.
6. Os sábios deram ao mês de Elul um sinal como acrônimo para o verso: Ani L'Dodi V'Dodi Li (só eu sou do meu amado e meu amado é meu). Isto é uma alusão ao fato de que no mês de Elul D`us está perto da nação de Israel e assume o papel de seu 'Amado'.
7. Além disso, a última letra de cada uma das quatro palavras do versículo acima é a letra 'Yod', que tem o valor numérico de 10; multiplicado por quatro palavras no verso torna 40. Estes são os quarenta dias que Moises passou no Monte Sinai, a fim de receber a Torá.
8. Segundo a tradição, este mês é referido como o mês de 'misericórdia e perdão', como ele precede Rosh Hashaná e Yom Kippur. O costume é de levantar cedo nesses dias e recitar as orações de Selichot.
9. Ensinamentos hassídicos explicam que ao contrário de outros meses quando o Rei – D'us- está no palácio. No mês de Elul Ele está no campo. Ou seja, ele está perto e acessível às pessoas. De acordo com os sábios, depois que as primeiras Tábuas da Lei foram quebradas, Moises subiu ao monte Sinai uma segunda vez em Rosh Chodesh Elul, a fim de receber as outrasTábuas da Lei, e voltou quarenta dias depois no Yom Kippur.
10. Nos círculos Ashkenazi, o costume é soprar o Shofar de Rosh Chodesh Elul até a véspera do Rosh Hashana, antes da recitação de: L'David Hashem Ori V'Yishi'i durante as orações da manhã. Existem vários costumes em relação à sequência do sopro do Shofar.