Circuncisão e o Dia Quando Inicia a Coagulação do Sangue – “A Revolução Iminente ” Rabino Zamir Cohen

Talvez o mais famoso dos mandamentos da Torá, um ato que será celebrado com alegria pelo povo Judeu para sempre — mesmo durante os tempos de perseguição — seja o da circuncisão, ou brit milá. Sobre isto a Torá declara: “E no oitavo dia se circuncidará ao menino a carne do seu prepúcio.” (Levítico 12:2-3). Veja que a Torá não nos comanda circuncidar um bebê nos primeiros dias depois de seu nascimento, nem nos ordena a fazer a circuncisão depois do oitavo dia. Mas sim, diz “no oitavo dia você circuncidará sua carne.” Somos ordenaddos a cumprir este ato específicamente no oitavo dia. Apesar de não podermos verdadeiramente compreender as razões  dos mandamentos da Torá, mesmo assim é apropriado 
 examinar aqui algumas das descobertas científicas incríveis sobre as mudanças pela qual o corpo passa no oitavo dia de vida.  Começamos com as palavras de Ayala Abrahamov, M.D. e Professora sênior de Pediatria na Faculdade de Medicina da Universidade Hebraica de Jerusalém, no seu artigo Problems with Blood Clotting and Bleeding in Newborns”:
“O sistema de coagulação do sangue depende de certos tipos de proteína, chamados de plaquetas, que são produzidos pelo fígado. Estes materiais conhecidos pelos números romanos I-XIII (1-13) 
 trabalham em sequência [em conjunto com várias enzimas] até que um coágulo estável  chamado fibrina seja formado. Nos primeiros dias depois de nascer o fígado, este não está suficientemente desenvolvido para sobreviver a um procedimento cirúrgico, o que poderia causar sangramento maciço e levar à morte o recém-nascido, cujo corpo simplesmente não tem a possibilidade de parar o fluxo de sangue por si só. Fisiologicamente, até o oitavo dia, o fígado se desenvolve lentamente, até inclusive o oitavo dia, quando está suficientemente maduro para preencher seu papel de criar os coágulos necessários para parar o sangramento.”  Importante notar que médicos e pesquisadores não-judeus, tal como Dr.Armand James Quick (1894-1978), ficaram surpresos com a correlação fantástica entre o desenvolvimento da capacidade do corpo de parar o sangramento e a ocasião oportuna do brit milá. Todavia, tem mais.  
Quick nota: “Não é coincidência que a religião de Moisés estabeleça a cerimônia de circuncisão para o oitavo dia.”

Dr.Armand James Quick, que trabalhou durante anos como chefe do Departamento de Bioquímica da Universidade Marquette, em Wisconsin, é especializado em pesquisas sobre o sangue. Como parte de seu trabalho ele realizou um número significativo de descobertas e desenvolveu um teste importante de diagnóstico de sangue conhecido como Testes de Quick I, II, III. Seu procedimento para determinar o tempo de coagulação do sangue e a quantidade do hormônio protrombina no sangue foi considerado uma descoberta pioneira neste campo. Ele nota que nos primeiros dias de vida de um recém-nascido, a quantidade de material coagulante é limitada, pois mesmo um pequeno corte é passível de causar sério perigo ao recém-nascido, até o ponto de ameaçar a sua própria vida. Pelo oitavo dia depois de nascer, a capacidade do sangue de coagular cresce dramaticamente. Quick nota: “Não é coincidência que a religião de Moisés estabeleça a cerimônia de circuncisão para o oitavo dia.”  

Em junho de 2000, uma nova edição do best-seller None of These Diseases, do Dr.S.I.McMillen, foi lançado. McMillen nota com entusiasmo que nos primeiros dias de vida, o  recémnascido enfrenta uma séria carência de substâncias coagulantes, enquanto que depois do oitavo dia, o nível de material coagulante — protrombina — no sangue chega a uma média vitalícia de 100%. Entretanto, justo antes do oitavo dia, a quantidade de material coagulante aumenta rapidamente, até o próprio oitavo dia, e chega a 110% do normal! Em outras palavras, somente no oitavo dia de vida, as substâncias coagulantes alcançam seu ponto mais alto — muito além da quantidade que acompanhará um ser humano normal pelo resto de sua vida.  Este cientista, Dr.McMillen, não esconde seu entusiasmo a respeito desta descoberta: “Certamente devemos elogiar os cientistas que trabalharam diligentemente durante tantos anos para descobrir que a ocasião para realizar a circuncisão com segurança é o oitavo dia. Mas, ao mesmo tempo em que aplaudimos esta nova descoberta, podemos ouvir o eco ressonante destas descobertas nas páginas da Bíblia.  Estas páginas nos lembram que há 4.000 anos, D-us ordenou a Abraão circuncidar seu filho específicamente no oitavo dia — não por causa de anos de pesquisas científicas, mas porque o decreto dAquele que criou a capacidade do sangue de coagular. ” Aqui, podemos ver claramente a mão de D-us na ativa, que controla e guia a criação e nos dá Torá; porque Ele ligou o dia de nível mais alto de coagulação com o dia no qual a circuncisão é realizada. 
Podemos ver claramente a mão de D-us na ativa, que controla e guia a criação e nos dá Torá;
**Aqui temos que enfatizar que não é porque o oitavo dia é o mais propício é que fomos ordenados a realizar a circuncisão nele, mas é exatamente o oposto — D-us escolheu o dia da circuncisão por razões conhecidas a Ele, e portanto providenciou um nível suficiente de material de coagulação do sangue para estar disponível naquele dia a fim de tornar possível o cumprimento do mandamento. Como os Sábios disseram: “O Sagrado ‘olhou’ na Torá e criou o mundo. Em outras palavras, o mundo é criado de acordo com as exigências da Torá e não o oposto.
 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Articles

Back to top button