Articles

Logoterapia-encontrar significado em todas as fases da vida: psicologia moderna ou algo já existente na Torá

Certa vez, um Rabino estava em visita de Nichum Avelim (consolar os enlutados), a mãe do falecido fez uma pergunta forte expressando muita dor:  “por quê?”  O rabino que compreendeu a profundidade da dor tentou explicar que qualquer resposta que seja, por mais intelectual que seja, não trará a criança de volta à vida!”. A mãe enlutada perguntou a todos os presentes: será que vocês sabem o significado da palavra paciência? A resposta é: sofrimento com significado, pois na língua hebraica, a palavra paciência se escreve deste modo סבלנות. Esta palavra é composta de duas outras palavras סבלנ-paciente משמעות-com significado. Quando há significado para o sofrimento, este torna-se um desafio, mas quando não tem significado, o resultado é: depressão. A mãe continuou dizendo que estava ansiosa para saber o real significado do sofrimento, pois disse que estava convencida de que há uma mão que dirige a dosagem do sofrimento, tudo é calculado, se as coisas receberem sentido, eu, aqui da cadeira de luto, poderei lutar para superar este sofrimento, pois sofrimento sem nenhuma razão, é  quase impossível de sobreviver com ele.
 
O rabino ouviu as palavras da mãe, e em sua resposta, tentou abranger e esclarecer o assunto: Moshe Rabenu, o líder do povo de Israel, desejava compreender os caminhos do criador. Após o pecado do bezerro de ouro, ele procurou implorar para que D'us perdoasse o povo por este terrível pecado, o que de fato realmente aconteceu. Moshe viu que este era um momento apropriado para pedir desejos, portanto resolveu pedir o seguinte, como consta na Torá (Shemot 33:13): ” E agora, caso eu tenha graça perante a ti, avise-me quais são seus caminhos (de conduta no mundo), para que eu lhe conheça…”. neste pedido, Moshe pediu a D'us que lhe participasse dos caminhos e de sua conduta no mundo. O Talmud (Berachot 7a) diz que Moshe Rabenu pediu que D'us lhe explicasse o por que de haver no mundo um justo que sofre e um perverso que não sofre. Pois a “lógica” deveria ser a contrária, que o justo não sofresse e que o perverso sofresse!!!!!
 
A resposta de D'us a Moshe foi a seguinte (Shemot 33:20-23):” E (D'us) disse não poderás ver minha face, pois não há homem que veja minha face e que continue vivo…vocè verá a mim por trás, porém minha face não será vista”. Explica o Chatam Sofer sobre a Torá, que muitas vezes, quando vemos algum tipo de sofrimento, não entendemos o porque deste sofrimento ter acontecido. Isto significa “… não poderás ver minha face …”. Nesta visão momentânea, realmente não temos resposta. Pois no presente, não existe nenhuma lógica humana que possa entender a conduta Divina mais do que os seres humanos possam entender. Porém olhando para trás, muitas vezes após longos e diversos anos, a pessoa que aceitou perfeitamente sem perguntas a conduta Divina no mundo, ele terá o mérito de entender um pouco sobre a conduta Divina neste mundo. Isto significa “…vocè verá a mim por trás…”
 
No final da parashat Shemot, a Torá descreve o primeiro encontro de Moshe e Aharon com o Faraó. Assim consta na Torá: (Shemot 5:1-2): ” Assim disse D'us…mande meu povo para que festejem a Mim no deserto”. Faraó responde desafiadoramente ” Quem é D'us, para que eu escute Sua voz, não conheço a D'us, e o povo de Israel não será mandado”. Por causa deste “pedido”, Faraó decide endurecer as condições de trabalho dos escravos judeus, as novas ordens são enviadas aos guardas judeus que têm o papel de cuidar de seus irmãos. Após o aviso das novas condições de trabalho, os guardas reclamam ferozmente com Moshe dizendo-lhe D'us cuidará de você, pois vocês causaram que recebamos condições muito mais péssimas do que haviam antes, e isto é considerado como que vocês deram ao Faraó e seus seguidores, uma espada para  matar-nos!!!!
 
Em resposta, Moshe se dirige a D'us dizendo (Shemot 5:23): “Por que Fizestes mau a este povo, por que Mandastes a mim. Pois desde que encontrei-me com Faraó falando em Seu nome, ele foi mais perverso ainda com o povo, e Você ainda não os salvou”.  Moshe quer entender os caminhos do Criador: 1- por que Ele fez mal ao povo? 2-  por que as condições de trabalho ficaram mais severas após o encontro com Faraó? 3-. por que fui mandado? Por que sou o responsável pelas condições severas dadas ao povo?
 
D'us responde a Moshe: “…vocè verá o que farei com Faraó, que com mão forte os mandará e com mão forte os deportará de sua terra”. Devemos entender o seguinte: 1- como isto responde as perguntas feitas por Moshe?! 2-
 
É necessário entender o significado da frase:  “agora você vai ver”?!
 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Articles

Back to top button