Shabbat

Fazer o que for preciso

Já fizeram algo do jeito certo, do começo ao fim? Isso também é algo digno de nota. Por vezes, o aspecto mais dramático na vida é a falta de drama. O fato de que simplesmente as coisas são executadas. Muitos comentaristas perguntam por que a Torah repete na parashá desta semana os detalhes da construção do Mishkan (Tabernáculo). Afinal de contas, não faz muito tempo que lemos detalhadamente todas as instruções que deveriam ser seguidas, e agora somos simplesmente informados, na Parasha desta semana, que tudo foi executado, detalhe por detalhe. A resposta é que fazer o necessário é uma grande coisa. Os filhos de Israel cumprem bem as instruções, com devoção, amor e lealdade, e isso também é uma manchete. Alcançar metas, cumprir prazos, execução precisa – todas essas coisas são valiosas na vida.

Mesmo hoje, não é óbvio que tudo esteja funcionando, sem nenhum escândalo, greve ou comissão de investigação. A construção termina com palavras maravilhosas que descrevem como tudo foi feito da forma apropriada: כְּכֹל אֲשֶׁר צִוָּה ה' אֶת מֹשֶׁה כֵּן עָשׂוּ בְּנֵי יִשְׂרָאֵל, אֵת כָּל-הָעֲבֹדָה. וַיַּרְא מֹשֶׁה אֶת כָּל הַמְּלָאכָה, וְהִנֵּה עָשׂוּ אֹתָהּ כַּאֲשֶׁר צִוָּה ה', כֵּן עָשׂוּ, וַיְבָרֶךְ אֹתָם מֹשֶׁה. De acordo com tudo o que o Senhor havia ordenado a Moshe, os filhos de Israel fizeram todo o trabalho. Moshe viu todo o trabalho, e eis que eles haviam feito como o Senhor havia ordenado, assim eles fizeram. Então Moshe os abençoou.” Que também nós consigamos concluir assim boas missões em nossas vidas.

* Este texto é dedicado à recuperação de um oficial das FDI que foi seriamente ferido nessa manhã, em um ataque terrorista na região de Binyamin.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Articles

Back to top button