Todo mundo sabe que a pessoa que come pão deve agradecer a D'us depois de comer e dizer o Bircat Hamazon (a bênção dos alimentos) após as refeições. Uma vez que um grande rabino comeu e queria dizer o Bircat Hamazon, mas ele teve que se levantar e ir. Mas você não pode simplesmente se levantar e ir, você precisa dizer o Bircat Hamazon após as refeições. Esta história ocorreu no Talmud e o rabino envolvido estava pronto para se sacrificar para fazer a mitzva adequadamente; Vamos ver a história.
Há muitos anos, um grande rabino justo morava na Babilônia chamado Rabá Bar Bar Hannah. Uma vez ele viajou para um lugar distante. Naquela épocas, as pessoas não viajavam sozinhas, pois as estradas eram perigosas. Poderia haver ladrões ou animais selvagens ao longo do caminho para que as pessoas viajassem em grandes grupos, chamados de caravanas. Eles viajaram de camelo através do deserto pois ele pode beber muita água e viajar longas distantes sem precisar de mais. Eles também tentariam viajar à noite quando estava escuro e fresco em vez dos dias muito quentes.
Rabá Bar Bar Hannah estava em uma caravana com muitos comerciantes alguns judeus e outros não. Ele tentou manter todas as mitzvot e leis que pudesse mesmo ao viajar. Uma vez, ele se sentou para comer uma refeição rápida com um pouco de pão. Mas ele quase não terminou quando o chefe da caravana disse: “Rápido, é hora de seguir em frente e chegar ao próximo lugar antes que fique muito quente então podere mos descansar”. Todos empacotaram suas malas e pegaram os camelos. Rabá Bar Bar Hannah viu como todos estavam se preparando para sair, mas ele estava preocupado que o deixassem para trás, então ele empacou e pulou em seu camelo e partiu com eles. Mas enquanto viajava, lembrou-se de que ele comeu pão e precisava dizer o Bircat Hamazon depois da refeição. Mas ele já estava longe e não podia voltar e se pôr em perigo, ele levaria tempo para dizer o Bircat Hamazon após a refeição e ficaria sozinho no deserto.
Rabá Bar Bar Hannah foi até o chefe da caravana e disse: “Perdi algo muito precioso na nossa parada anterior e preciso voltar e pegar.” “O que é?”, O chefe da caravana perguntou junto com outros . Ele respondeu: “É uma pomba dourada, é muito precioso”. Todos concordaram que era importante e esperaram que ele procurasse “a pomba dourada”.
Rabá Bar Bar Hannah voltou e disse o Bircat Hamazon após a refeição no lugar onde ele comeu, como deveria. Depois que ele terminou, ele pensou em si mesmo: “O que está acontecendo com todas as pessoas que esperaram por mim e me verão voltar com as mãos vazias. Como eu posso explicar a eles que eu quis dizer que nossas mitzvot são como pombas douradas preciosas?” Enquanto ele pensava nas palavras, ele viu algo brilhando através da areia – era uma pomba dourada! Rabá Bar Bar Hannah voltou para a caravana com a pomba dourada e as pessoas da caravana inteira estavam felizes por ele. (Baseado em Massechet Berachot 53)