Antigo prato de Hyrkanos foi encontrado

Um antigo prato foi encontrado com o nome de Hyrkanos gravado nele com letras hebraicas. Foi encontrado na antiga cidade  de Jerusalém sob um Mikvé. Esta raridade encontrada de 2.500 anos, foi descoberta durante a exploração arqueológica da Autoridade de Antiguidades de Israel no “Estacionamento de Givati” dentro do “Parque Nacional das muralhas de Jerusalém”. Agora, o público pode vê-la.

Dr. Doron Ben-Ami da autoridade de antiguidades e a professora Esther Eshel da Universidade Bar Ilan explicam: “Este prato é o primeiro exemplo de pratos de calcário. Os judeus realmente preferiam esse tipo de utensílio, pois não poderia se tornar ritualmente impuro “.

Quem era Hyrkanos o dono do prato? Pesquisadores históricos dizem que Hyrkanos era um nome popular na época. “Muitas pessoas proeminentes têm o nome de Hyrkanos”, de acordo com o Dr. ben-Ami e o Professor Eshel. “Por exemplo: Yohanan Hyrkanos, neto de Matityahu, o sumo sacerdote Hasmoneu que governou  Judéia e Yohanan Hyrkanos II, que era filho de Alexandre Yannai e da Rainha Shlomzion. Mas é impossível estabelecer que isso foi realmente dele. “

Os escavadores de antiguidade encontraram esta placa quando estavam escavando sob os alicerces de um complexo de banho que se usava no tempo dos Hasmoneus . Isto é muito próximo das ruínas do grego “Hakra”. A “Hakra” foi uma fortaleza construída pelo rei Antíoco IV para controlar Jerusalém e supervisionar as atividades que acontecem no Templo. Ele foi o derrotado pelos Hasmoneus no Milagre de Chanucá.

O sitío Givati é uma das maiores áreas de escavação agora abertas ao público em Jerusalém.

 


 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Articles

Back to top button