A pessoa que possui chametz em sua propriedade em Pessach, a cada momento transgride a proibição de “bal ieraê ubal imatsê- que não seja visto e não se encontre (em sua posse)”. É proibido consumir e é proibido ter proveito deste chametz. Esta proibição é para sempre. Portanto, a pessoa que possui uma grande quantidade de chamtez, deve ser vendido a um gentio antes de Pessach, no momento que ainda é permitido ter proveito dele (antes do horário final para queimá-lo).
A venda do chametz deve ser feita com plena consciência que este chametz é vendido e passado a total posse do gentio. Que seja vendido num preço razoável. Depois de Pessach, deve cobrar do gentio a dívida pelo chamtez. Caso este não tenha como pagar, o vendedor deve pedir aue devolva o chametz comprado.
O chametz que ele vende ao gentio não deve estar na casa do vendedor. Caso o gentio leva o chametz para dentro de sua casa, é bom. Mas se não, a venda deve incluir o aluguel do lugar no qual o chametz está armazenado.
No contrato de venda, deve estar escrito o nome do comprador e por quanto foi alugado o local do chametz. Assim também deve ser citado todo o chametz que foi vendido. Mesmo estando escrito no contrato de venda, o vendedor deve mencionar verbalmente também.
Chametz que está num recipiente, este não deve ser vendido junto com o chametz, para que não haja obrigação de imergi-lo no mikvê após Pessach.
A venda inclui também qualquer chametz que esteja em outros lugares que não sejam a propriedade do vendedor.
O comprador pode depositar nas mãos do vendedor as chaves do recinto no qual o chametz está guardado. Porém o comprador não pode lacrar o recinto de tal modo que impossibilite a entrada do comprador.
É proibido fazer uma condição com o gentio que após Pessach, este é obrigado a vendê-lo ou que o judeu está obrigado a retornar e comprar. Mas pode prometer comprar novamente e dar lucro.
Caso o chametz de um judeu esteja na posse de um gentio ou vice-versa, o usuário deve perguntar à uma autoridade rabínica, como conduzir.
Chametz que não foi vendido, é proibido eternamente ter proveito dele. Portanto, ao comprar produtos de chamtz após Pessach, devem ser tomados os seguites cuidados: 1- que este chametz tenha sido vendido conforme as determinações da halachá. Portanto, em lojas ou restaurantes, além da obrigação de que o certificado de cashrut deve estar exposto, o certificado da venda de chametz também deve estar exposto.
Read Next
Articles
June 11, 2020
Know Your Soul Series – Continues Today!
Articles
May 18, 2020
Water Reservoirs in Space
Lag BaOmer
May 11, 2020
Interesting Facts about Lag BaOmer
June 11, 2020
Know Your Soul Series – Continues Today!
June 7, 2020
Spread Judaism: Become a Partner of Hidabroot
May 18, 2020
Water Reservoirs in Space
May 11, 2020
The Very Strong Silver Lining of COVID-19
May 11, 2020
Interesting Facts about Lag BaOmer
May 11, 2020
10 Facts about Rabbi Shimon Bar Yochai
May 8, 2020
Emor – The Power of Positivity
May 7, 2020
Healing a Marriage – It’s Never too Late!
May 6, 2020
The Day After – New Spiritual Center Opens in Marrakech, Morocco
May 5, 2020
What are the Implications of Changing your Name?
Related Articles
Le rire de la petite vous fera fondre
November 15, 2017
Check Also
Close
-
Chayei Sara – How Should You Choose a Partner?November 15, 2019