Um homem de 71 anos tinha uma série completa de complicações médicas. Ele teve doença renal e recentemente recebeu transplante de pulmão. Este transplante enfraqueceu a função motora dos músculos ao redor do estômago que ajudam na digestão e a movimentação do estômago, fazendo com que o alimento se movam para o duodeno. Como os músculos do estômago não estavam funcionando corretamente, formou-se um bezoar .Isto é, uma massa sólida de alimentos que o corpo não conseguiu digerir, e que se acumulavam no estômago. Já havia atingido 7 cm de diâmetro de cerca de 3 polegadas.
Este paciente sofreu perda de peso e vômitos constantes incontroláveis. Os médicos tentaram duas vezes remover o bezoar com um endoscópio que é muito menos invasivo do que uma operação cirúrgica. Eles podiam ver a massa com fibra óptica e tentaram enganchá-la em uma cesta de arame para puxar a massa de volta pela boca, mas eles não conseguiram tirar.
Após falhar duas vezes, a próxima opção foi uma cirurgia invasiva. Mas antes de dar esse passo, o Dr. Lissi, chefe do Departamento de Neuro-Gastroenterologia e Pélvico do Hospital Shaarei Zedek, foi consultado. Ele tinha a idéia de que a coca cola dissolveria a massa obstrutiva. O Dr. Lissi explicou: “A literatura médica de 2002 escreve de um médico grego chamado Dr. Ladas, que viu um trabalhador de reparação de automóveis que colocava os parafusos na cola para remover a ferrugem. Ele usou cola em seus pacientes com sucesso e, desde então, mais e mais testemunhos o mostram um método efetivo de dissolver as obstruções do estômago “.
'Você pode obter resultados semelhantes ao usar a enzima papaína derivada da planta de mamão. Esta enzima dissolve proteínas e derrete as obstruções. No entanto, em situações complexas e urgentes, a cola é mais eficaz “, diz o Dr. Lissi.
Apenas 2 dias após ter sido tratado com cola, a obstrução começou a encolher. “No nosso caso, pois ele tinha uma função renal insuficiente, tivemos que ficar de olho em sua função renal e nos níveis de sal no sangue”. Após 3 dias, a massa desapareceu totalmente e nos últimos 3 anos não há sinais de estar retornando.
Os médicos são rápidos em alertar o público para não se auto-medicar com cola para remover obstruções. “O tratamento com cola deve ser com observação médica. A dose utilizada para dissolver uma obstrução é de 2-3 litros por dia durante um mínimo de 3 dias até mesmo 2 semanas, em um hospital com observação médica para se certificar de que está funcionando “, diz o Dr. Lissi.