Como Outros Seres vivos, como borboletas também tem que se proteger dos animais maiores para Sobreviver. O principal Meio de Proteção das Borboletas contra seus inimigos, é a camuflagem: como quando as borboletas param para descansar em flores, folhas,galhos e rochas, que combinam com a cor de tras de suas asas. Nas asas de outras borboletas parecem olhos, que fazem com que os Inimigos pensem que na verdade, ela é um pássaro que se esconde ao invés de Uma borboleta indefesa.
Também existem borboletasque lutam mais ativamente com seus inimigos.
Em Israel, uma borboleta chamada ” Danaus Crisipo” , cujas larvas são alimentadas de plantas venenosas, na qual absorvem o veneno das plantas. O veneno passa a fazer o corpo da larva se transformar no corpo de uma borboleta, na qual possui núcleos que advertem e exibem os tons de laranja, vermelho, amarelo, branco, e assim “Avisa” os pássaros: Cuidado! Meu corpo e muito tóxico!
A larva de uma borboleta ” Papilio Machaon” também é venenosa, e quando ela é ameaçada por Animais ou por pessoas, ela tira uma parte de trás da cabeça – um tipo de glândula, Que está em forma de um garfo laranja. Essa glândula testemunha a sua toxicidade e provoca hum odor forte que é para repelir Inimigos.
Larvas de vários tipos de borboletas estão cobretas com espinhos que repelem aves e, ferimentos causados por larvas de Borboletas Chamadas ” Thaumetopoea ” , que tem pêlos venenosos que se quebram fácilmente. Estes pelos podem causar coceira e queimadura graves na pele e nos olhos, e em casos graves, até mesmo inflamação da saliva, febre, erupção cutânea e bolhas!