Shabbat

Como deve ser minha mesa de Shabat?

Rabi Shimshon Pincus o.b.m. uma vez se perguntou como uma mesa de Shabat deveria ser. Ele respondeu: Você deve saber claramente que 'Kiddush' é como a oração de Mussaf em Yom Kippur, que precisa de concentração e medo. Mas você pode crescer a partir dele muito e a própria refeição é como uma refeição festiva de Yom Kippur e uma grande mitzvá, muita santidade e grande benefício para a alma. O pai é como o sumo sacerdote no templo e, na verdade, todos os costumes judaicos devem ser conduzidos dessa maneira “.

O rabino Pincus continua e enfatiza: “Isso não precisa ser feito com movimentos ou ações estranhas, mas sim deve ser feito com felicidade com um sorriso brilhante no osto brilhant para o resto da família, e então todas as refeições serão momentos de serviço divino e elevação. Pois assim como os serviços nas Grandes Feriados estabelecem o nível de todo o ano, também o Shabat traz bênçãos a todos os dias em paz “.

Rabi Pincus explica: O Shabat tem a mitzvá de desfrutar e comer mais iguarias. E isso é intrigante: um dia tão sagrado e sublime de clivagem de D'us, você pensaria que uma pessoa deveria se separar do físico e minimizar seus prazeres, em geral, quando você constrói o corpo e seus desejos está sempre às custas da alma? Então, como o prazer físico do Shabat se conectar com sublime santidade de D'us “pergunta Rabi Pincus?

Ele responde com uma maravilhosa parábola: “Imaginemos que você foi convidado para a casa de um dos líderes da Torá da geração, e seu anfitrião gracioso e santo está encantado com você, seu convidado. Ele te diz, por favor junte-se a mim para o almoço e disse a sua cfamília para preparar uma refeição generosa. Você ousaria considerar dizer-lhe; “Eu posso comer com você meu estimado rabino, mas nada mais do que um pão de sal e água fresca. Obviamente, você nunca diria isso ao grande rabino, quando você estiver em sua casa, você negará suas preferências pessoais em respeito ao grande rabino que quer que você se junte a ele para a refeição. Todos os cálculos pessoais param seja espiritualmente ou físicamente, como você quer cumprir o desejo do seu santo anfitrião “.

“O mesmo vale para o Shabat. Se considerássemos o benefício pessoal que receberíamos do Shabat, talvez considerássemos a abstinência total de alimentos ou outros prazeres como Yom Kippur. Mas Shabat não é o seu dia santo, e sim o dia santo de D'us e ele quer que nós o desfrutemos com muitas iguarias no seu santo dia. Todos os cálculos pessoais param; Eles são nulos e vazios no seu santo dia. Somos felizes junto com D'us e desfrutamos de D'us. “
 

“Sem dúvida, depois de ouvir D'us e negar nossos cálculos pessoais, nós ganhamos muito mais do que se criássemos mundos de separação e abstinência de alimentos e prazeres.” O fundamento do Shabat está nos negando e fazendo o que D'us quer “.

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Articles

Back to top button