Elul é o acrônimo de: Ani l'dodi v'dodi li (“Eu sou para o meu amado e meu amado é para mim”. – Cântico dos Cânticos 6: 3) Uma das interpretações deste verso é: Eu me rendo tudo o que constitui à mim e a meu ego perante à D'us: meus desejos, hábitos, prazeres … Quero direcionar tudo o que tenho para cumprir a vontade de Deus. Mesmo que, neste momento, eu quero falar calúnias, ou quero dormir e não acordar a tempo para orações, entretanto prometo todo meu ego ao meu Amado, que é o Criador do universo que me ama. Se uma pessoa fizer isso, o resultado inevitável será que “meu amado” – D'us – cumprirá todos os seus desejos, fará tudo pelo bem e o assinará o decreto para um bom ano.
Em Elul, os portões da assistência celestial estão abertos a qualquer pessoa que queira se tornar uma pessoa melhor – na condição de ele agir em sua resolução. As portas do céu estão abertas para receber nossas orações, e guardiões e acusadores de todos os tipos foram levados para que as orações judaicas possam entrar, desde que sejam sinceras.
Aqui estão seis idéias de auto-aperfeiçoamento durante o mês de Elul e aceitando o jugo da realeza de D'us antes do Ano Novo:
1. Diga Shema enquanto se concentra em seu significado.
O livro “Alei Shor” relata que, uma vez que coroamos D'us como Rei em Rosh Hashaná, é apropriado que nos fortaleçamos já em Elul, aceitando o jugo da realeza de D'us sobre nós. Dizendo que o texto do Shema com concentração é primordial para aceitar a realeza de D'us sobre si mesmo.
2. Responda “Amen yehai shmai rabba” com plena concentração.
Nossos rabinos de memória abençoada escreveram que “quem responde Amen yehai shmai rabba com todas as suas forças, as portas do paraíso estão abertas para ele”. Rashi explica que “com todas as suas forças” significa que ele diz isso em voz alta e com intenção.
Amen yehai shmai rabba é uma oração para que o grande Nome de D'us seja ampliado no mundo. No entanto, enquanto Amalek e o mal existem, o Nome do Todo-Poderoso não está completo, e a realeza de D'us não é evidente.
Alei Shor sugere fazer esta resolução: duas vezes por dia, quando se diz Amen yehai shmai rabba, deve-se ter em mente que o mundo deveria aceitar o reinado de D'us. Ele sugere fazê-lo na oração da manhã Kaddish antes de Borchu, no Kaddish antes da noite Shemoneh Esreh e talvez também no Kaddish antes da tarde Shemoneh Esreh.
Nossos sábios explicam que “quem diz” Amen yehai shmai rabba “com todas as suas forças – é perdoado, mesmo que ele tenha um bocado de heresia nele”. O Zohar diz que todos os membros devem estremecer e ele deve responder com firmeza quando declara, e quem faz isso, prometeu que seus pecados serão perdoados enquanto ele não voltar ao vício.
3. Ele deve fortalecer-se no mandamento de “Ama o seu próximo como você”.
Durante todo o mês de Elul, uma nota foi pendurada na porta do salão de estudos de Kelm com este comentário: “É um ditado bem conhecido:” Diga, diante de mim, os versículos do reinado para me coroar sobre vocês “. O que dá legitimidade à monarquia humana? Somente quando todos os cidadãos juntos desejam servir o seu rei. Portanto, antes do Dia do Juízo, devemos aceitar a nós mesmos para cumprir o mandamento do “amor ao seu próximo” ao longo do ano e, assim, criar a unidade entre os servos do Todo-Poderoso. Consequentemente, conseguiremos estabelecer Deus como Rei sobre nós mesmos e Ele se lembrará de nós para o bem “.
Para manter o mandamento de “amar o seu próximo”, é preciso observar muitos outros mandamentos, incluindo: ser gentil, ceder, ser feliz pelos outros e evitar o ódio e o ciúme sem fundamento.
4. Observação cuidadosa do Shabat
Nossos sábios dizem que “Quem é cuidadoso e observa o Shabat meticulosamente, será perdoado mesmo que ele sirva ídolos como a geração de Enosh, como diz” Mantenha o Shabat de ser profanado “(Isaías 52: 6). Não leia” De ser profanado “(mechalalo), mas” ele é perdoado “(mechul lo).
A estrita observância do Shabat inclui essas opções fáceis que trazem grandes recompensas:
· Certifique-se de acender as velas no horário indicado no calendário.
· Bem-vindo Shabat cedo. Abster-se de trabalhar 10 minutos antes do horário indicado no calendário.
· Desligue a luz da geladeira na sexta-feira e na véspera do feriado.
· Evite o método proibido de “selecionar” ao colocar sua casa em ordem, recolher jogos e preparar comida para as refeições no Shabat.
· Evite a fala e o discurso mundano sobre o Shabat.
5. Evite discurso proibido.
· Você pode escolher uma pessoa específica e decidir que você não vai dizer uma fala difamatória sobre ela em um momento específico.
· É uma boa idéia estudar duas diariamente as leis do discurso difamatório do livro “Chafetz Chaim”. Apenas o fato de uma pessoa estar estudando essas leis já o tira da categoria de uma pessoa que calunia habitualmente os outros.
6. Tenha cuidado com o roubo.
De todos os pecados, o roubo é o pior. Está escrito que: “O roubo salta para a cabeça da linha”. (Kohelet Rabba 1) Ele também diz sobre a Geração do Dilúvio que seu veredicto “só foi assinado por roubo”. Um exemplo muito frequente de roubo é esquecer de retornar o que você emprestou de seus vizinhos. Os credores geralmente esquecem de devolver seus empréstimos. É uma boa idéia registrar todos os objetos que você possui e pertencer a outro e ter certeza de que ele o recupera.
Escolha uma dessas idéias, ou qualquer outra que venha à mente, e comece a acumular cargas de méritos no dia do julgamento.