Resposta: A Guemará em Masechet Shabbat (119b) nos diz que se deve sempre preparar a mesa bonita (colocando uma toalha de mesa sobre ela) em Erev Shabbat, mesmo se ele planeja comer um Kezayit (a menor quantidade necessária para recitar a prece final dos alimentos) de pão. Parece daqui que comer pão (o que significa lavar as mãos, recitar a benção de Hamotzi, comer pão e recitar Birkat Hamazon) durante a quarta refeição de Shabat é obrigatório, assim como é também a Primeira refeição de Shabat, pois essas duas refeições foram mencionadas dentro da mesma Guemará.
O Gaon de Vilna prova igualmente da justaposição desses dois ensinamentos da Guemará, na qual podemos inferir na quarta refeição de Shabat que exige pão. O Rambam e Maran Ha'Shulchan Aruch (Capítulo 300) também indicam a Halachá assim. Maran Ha'Hidá acrescenta em seu Sefer Machazik Beracha que deve ser muito meticuloso em relação à quarta refeição de Shabat e deve ter em mente enquanto comem para “acompanhar a Rainha Shabbat ” e reter a benção para as várias refeições durante a semana. Isto é baseado na Guemará em Masechet Pesachim (103a) que um rei é acompanhado na saída exatamente como ele é acompanhado na entrada. O Sefer Tosefet Ma'aseh Rav (Capítulo 39) conta uma história sobre a importância de comer a quarta refeição de Shabat, que uma vez O Gaon Rabbeinu Eliyahu, haGaon de Vilna adoeceu em Motza'ei Shabbat e ele vomitou e não conseguiu participar na quarta refeição de Shabat. Depois de adormecer e se recuperar, quando ele acordou ele pediu aos membros da família para verificar se já havia amanhecido, pois, se não, ele pediu que eles esmigalhassem um Kezayit de pão e o alimentassem com colher para que ele pudesse cumprir a mitzvá de comer a quarta refeição de Shabat. O santo Rabbeinu Yosef Haim acrescenta que participar da quarta refeição do Shabat o protege dos sofrimentos agonizantes após a morte que alguns sofrerão no túmulo.
Maran zt “l aponta que de acordo com os Geonim, embora haja uma obrigação de comer a quarta refeição de Shabat, no entanto, não há tal obrigação. Esta é também a opinião de vários dos Rishonim de que não é necessário comer pão durante a quarta refeição de Shabat e o pão “Kisnin”, como bolos ou doces (um valor de Kezayit, aproximadamente 27 gramas), ou uma fruta é suficiente.
Assim, halachicamente falando, Maran zt “l conclui que é uma mitzvá comer pão durante a quarta refeição de Shabat, no entanto, se não puder, porque já está saciado, um bolo ou as bolachas são suficientes. Se não conseguir comer bolo, pelo menos deve ter alguma fruta, as palavras do Hidá também implicam isso .