Podemos destruir nossos próprios demônios com nossas próprias mãos. Como podemos fazer isso? Com uma oração agradável que nos ajuda a dormir tranquilamente e calmamente sem sonhos inquietantes.
O Peleh Yoetz promete que “quem recita o Shema, os espíritos nocivos desistiram dele”. O recitar do Shema é um importante mandamento que envolve aceitar o Reino dos Céus e os mandamentos sobre si mesmo. Quando recitamos o versículo: “Ouçam a Israel, o Senhor, nosso D'us, o é o único Senhor “, devemos ter em mente que aceitamos D'us como nosso mestre e patrão, e acreditamos que Ele é único no céu, na terra, nos quatro cantos do universo, precisamos estar prontos e atá desistir de nossas almas se for necessario para sentificar o nome dele.
A prece aparece em qualquer livro de oração, e deve ser dita duas vezes por dia: de manhã e de noite.
Ao ir para a cama, há outra mitzvá de ” Recitar o Shema na Hora de Dormir”. Toda noite, todo judeu, homem e mulher, deveria pesquisar dentro da alma o dia anterior e ir dormir, acreditando que confia sua alma nas mãos do Todo-Poderoso. O Recitar do Shema na hora de dormir contém as três partes do Shema (“Ouça Israel”, “E se você obedecer fielmente” e a seção sobre as franjas de Tzitzit), a benção de “Hamapil” ,versos e remédios adicionais para proteger um dos espíritos prejudiciais.
Ou todos os dias avançamos um pouco mais para o propósito de nossas vidas, ou que D'us nos proiba, de nos afastarmos. Todos os dias cumprimos muitos mandamentos, mas também podemos agir de maneira incorreta em algum assunto.
A hora de dormir é um ótimo momento para verificar o mapa e checar se estamos no caminho certo. Podemos fazer um balanço do que aconteceu com nós durante o dia e planejar movimentos diferentes amanhã, aprender com nossos erros e derivar lições deles. Podemos recordar as coisas negativas que fizemos, nos arrepender e decidir evitá-las no futuro. Também podemos lembrar os atos positivos que fizemos,nos fortalecer e fazer mais deles. Este é o verdadeiro caminho para alcançar o propósito de nossas vidas.
Quando um judeu vai dormir, ele confia sua alma-ruach que lhe dá vida com o Todo-Poderoso. Quando a alma de Ruach deixa o corpo, o corpo só permanece com o nível mais baixo da alma que se chama alma-nefesh. Nossos sábios, portanto, ensinam que o sono é 1/60 da morte. Enquanto ainda estamos vivos por nossa alma nefesh, certamente não estamos alertas e não podemos funcionar de maneira normal durante o sono. Quando a alma-ruach sai do corpo, deixa para trás um vácuo que atrai espíritos prejudiciais e várias forças de impureza. Este é o “gosto” da morte que experimentamos, até que o Todo-Poderoso devolva a alma ao corpo.
A benção de Hamapil é uma oração ao Criador do universo para nos proteger de espíritos prejudiciais, sonhos ruins e incidentes desagradáveis, e, claro, nos despertar e nos devolver nossas almas pela manhã.