Passar no Shabat em lugar que há uma câmera de circuito frchado
Pergunta
Uma casa, ou qualquer lugar, no qual está instalada uma câmera de circuito fechado, será que é permitido entrara neste recinto no Shabat?
Resposta
Em geral, há discordância entre os posskim, sobre uma pessoa que se coloca na frente da câmera que detecta todas as pessoas e todos os objetos que passam naquele lugar, se está transgredindo a proibição de escrever no Shabat, uma vez que automáticamente a pessoa causa que sua imagem seja gravada sem que faça nenhum ato de desenho ou que escreva algo para isso. Alguns posskim dizem que esta pessoa está transgredindo esta proibição, pelo menos por proibição derabanan, e alguns dizem que nem por esta proibição está passando, mesmo em caso que propositalmente se põe à frente da câmera com este intuito.
Quando uma pessoa passa inocentemente neste determinado lugar e sua foto é captada pela câmera local, como por exemplo na entrada de hospitais, mesmo os posskim mais rigorosos permitem neste caso, pois a pessoa não está fazendo nenhum ato intencional, caso que não é considerado uma proibição (neste caso), no Shabat.
Não há diferença na Halachá anterior, caso a câmera guarde as imagens captadas, em sua memória.
A orientação é que a pessoa se preocupe de não passar em lugares que hajam câmeras que captam imagens, porém caso não haja outra possibilidade, pode passar neste lugar desde que não tenha proveito da imagem gravada e que esta situação não seja de seu agrado.
Atravessar a rua no Shabat, causando que os carros parem
Pergunta
Seria permitido no Shabat esperar antes da faixa de trânsito, em momento que motoristas passam por lá com seus carros? Eis que nesta espera, a pessoa causa que os motoristas parem os carros para que passe, causando que os motoristas façam mais trabalhos proibidos no Shabat por sua causa (parar o carro, acendendo faróis e lanternas, continuar a viagem após a parada)
Resposta
Motoristas gentios
1- caso os motoristas sejam gentios, como em fora de Israel, é possível ser mais leniente, pois o gentio não está obrigado a preservar o Shabat
2- mesmo que é proibido que um yehudi tenha proveito de um trabalho proibido no Shabat feito pelo gentio diretamente para o yehudi, neste caso não há proibição. Pois o yehudi simplesmente anda na rua, e o gentio para na faixa de transito segundo as leis do país.
3- Fazer sinalização com as mãos para que o motorista pare o carro, é proibido
Motoristas Yehudim
1- neste caso é mais compicado, pois todos os yehudim estão ordenados sobre o Shabat, e quando a pedestre causa que o motorista pare o carro transgredindo certas proibições no Shabat, o próprio pedestre transgride a proibição de “lifnei iver lo titen michshol- à fente de um cego não ponha obstáculos”
2- no livro Orchot Shabat, consta que pela base da halachá, não há proibição pois a pessoa pode fazer o que necessita de modo comum, sem pensar e levar em conta o que isto causará à outras pessoas. Neste caso, o pedestre não está convencendo a ninguém a transgredir alguma proibição, pois somente está caminhando comunmente. Porém se a pessoa pode com facilidade fazer algo para que outro yehudi não transgrida o Shabat do modo citado acima, é preferível que se comporte deste modo.