Articles

Menahem Begin z”l

Menahem Begin z”l/ Trecho Diário/Sivan Rahav Meir
Hoje 4 de Adar Bet, faleceu Menachem Begin. Na minha opinião ele deixou tres mensagens para nós:
Não à guerra entre irmãos – Uma vez a batalha entre grupos não acontecia no Instagram e sim com canhões e sangue. No caso de Altalena, depois que judeus mataram judeus na costa de Tel Aviv, Begin tomou uma decisão inteligente – se conter apesar  de tudo. Era como se ele tivesse lido no convés as lendas da nossa destruição e decidiu aprender uma lição.
2. Não tenha medo de um longo caminho. Este número é inconcebível em nossa era política frenética: Begin  sentou na oposição 9.490 dias e esperou. Não há precedente para um líder que perdeu oito campanhas eleitorais e venceu a nona. Esta é uma tremenda lição sobre perseverança, dedicação, trabalho e paciência. Ele e seus eleitores
3. Judaísmo. A geração anterior tentou provocar uma revolução – da Bíblia ao Palmach, sem o judaísmo da “diáspora” que interferiria. Begin começou a corrigir. O sionismo não é uma rebelião contra o judaísmo, mas sim uma continuação natural dele. Portanto, ele disse “Bendito seja o Nome de D's” e “com a ajuda de D's” e lutou pela honra do Shabat e pela conversão. Grandes segmentos do público (os combatentes clandestinos, haredim, Mizrahim, tradicionais) receberam um lugar de honra, graças a ele. Em seu testamento, ele pediu para não ser enterrado na trama dos líderes da nação no Monte Herzl, mas no Monte das Oliveiras, “perto dos combatentes clandestinos, como um simples judeu”.
Em memória de Menahem Ben Zeev Dov

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Articles

Back to top button