O que é mais legal ouvir: “você é excelente” ou “você precisa mudar”? Na Parasha dessa semana, Moshe Rabenu se despede do povo de Israel. Normalmente, em festas de despedida, não se começa a falar sobre ocorrências negativas do passado, mas em seu discurso de despedida, Moshe Rabbeinu não embelezou e nem varreu os problemas para dembaixo do tapete. Depois de 40 anos, ele fala sincera e diretamente, lembrando ao povo os desvios, quedas e fracassos ocorridos, para que tirassem lições para o futuro.
O mais cômodo é distribuir elogios, sorrisos e corações, mas se você realmente se importa com alguém, você não o bajula, você o ajuda a melhorar. Moshe Rabenu nunca fez o que as massas queriam, mas sim o que era necessário. Mesmo no momento da despedida ele fala com o coração dolorido e alerta o povo.
Daqui a poucos dias chegará Tisha B'Av (dia 9 do mês de Av). Nossos sábios dizem que essa foi uma das causas da destruição: “לא חרבה ירושלים אלא בשביל שלא הוכיחו זה את זה”. “Jerusalem foi destruída pois não repreendiam uns aos outros” Eles nos alertam sobre uma sociedade onde todos bajulam todos, onde ninguém sabe criticar respeitosamente ou receber uma crítica com respeito. Em outra fonte, nossos sábios perguntam qual é o caminho correto que o homem deve escolher, sendo a resposta: amar a repreensão. Trata-se de um nível elevado, que às vezes parece impossível: amar as críticas, buscar oportunidades para melhorar e não os aplausos.