1. Shabbat Hagadol, o “Grande Shabat” é chamado em memória do grande milagre ocorrido no Egito. O Tur cita um Midrash “E cada um tomou uma ovelha para o sacrifício da Páscoa e amarrou-os às suas camas. Os egípcios perguntaram “para que é isso” e os judeus responderam para matá-lo como D'us nos comandou: “Os egípcios apertaram os dentes porque os judeus estavam matando seu ídolo (as ovelhas) e não podiam dizer nada aos judeus (deixe-os sozinhos com seus prejuízos). Em memória desse milagre, o Shabat antes da Páscoa é chamado de “O Grande Sábado”.
2. Ação de Graças para a Redenção de Nossa Alma: – No Shabat Hagadol, Israel cumpriu o comando: “puxe e leve” – “puxa” as tuas mãos da idolatria, ” leve” a tua ovelha para a mitzvá e abra o caminho da tua alma ao Criador de todos os mundos. O povo de Israel conseguiu alcançar esse nível graças ao santo Shabat, chamado “Yoma D'nishmata”, o dia da alma. Por esta razão, as gerações futuras se estabeleceram para agradecer a D'us por esta redenção no dia do sábado, quando eles deixam o exílio da alma.
3. Um prelúdio para a Redenção: Este Shabat é chamado Shabat Hagadol porque é um prelúdio para a redenção, como é dito no seu haphtarah (Malaquias 3:23) “Eis que eu te envio Elias, o Profeta, dianntes da vinda do grande e dia terrível do Senhor “. Este versículo fala da redenção final.
4. Este Shabat é como Yom Kippur: O Hiddushei Harim afirma que o versículo diz que o Shabat que precedeu o êxodo foi o 10º Nissan e Yom Kipur que nos purifica é o 10º de Tishrei. É por isso que Yom Kippur se chama 'Yoma Rabáh, o grande dia' e este Shabat também é chamado 'Shabbat HaGadol' porque “santifica as almas de Israel de toda culpa e pecado”.
5. Todo Shabat deriva sua força de Shabat Hagadol e Shabat Shuva, o Shabat de Arrependimento. O Ohev Yisroel, escreve coisas sublimes sobre esse Shabat. Ele explica o Zohar: “Todo dia de semana deriva sua santidade do Shabat anterior, mas todo Shabat deriva sua força do Grande Shabat e do Shabat de Arrependimento”.
6. Este Shabat nos ajuda a voltar a Deus por amor, apreciando a magnitude do milagre que Ele fez com a gente. O Sefat Emet explica que Shabbat HaGadol é como Shabat Shuvah, e devemos retornar a Deus com completo arrependimento, com amor. “Toda pessoa deve retornar a D'us da apreciação da grande bondade que Ele fez com a gente quando Ele nos tirou do Egito, e nos escolheu para ser Seu povo, e o Grande Shabat levará o homem a se arrepender, reconhecendo a grandeza de Deus”.
7. O mandamento do Shabat é um lembrete do êxodo do Egito: O Sefat Emet explica no Shabat HaGadol: “Todo Shabat é um lembrete da criação do mundo de D'us. Quando Israel deixou o Egito, o Shabat tinha outro motivo; é um lembrete do Êxodo do Egito. “Em outras palavras, o Shabat foi chamado de” Shabbat Hagadol “porque, graças ao milagre que ocorreu naquela semana, outro motivo foi adicionado à mitzvá do Shabat.
8. O êxodo do Egito indica a grandeza de D'us: O Maharal explica que o Shabat antes do Êxodo do Egito merece ser chamado o grande Shabat. “O êxodo do Egito é chamado de grande por causa da grandeza dos feitos de D'us quando deixamos o Egito.” O Maharal acrescenta coisas interessantes sobre a futura redenção: “E para o futuro, no mundo vindouro Israel adquirirá um mais alto nível, e o Santo, abençoado seja Ele, fará coisas ainda maiores do que toda grandeza.
9. Neste dia, surge o reino de D'us: O Selá explicou que, no Grande Shabat, os ministros celestiais do Egito foram abolidos. “O grande Shabat, que simboliza a liberdade, anula os ministros acima. Esta é a amarração do cordeiro na perna da cama que indica seu poder acima. No grande Shabat que precedeu o êxodo do Egito, o poder de todos os ministros celestiais encarregados das nações do mundo foi abolido, e o reino do Senhor subiu (Pesachim 56b Capítulo da Torá)
10. Israel acreditou de todo o coração que o primogênito do Egito morreria: o Meshech Chochma explica que, assim como no Shabat, não funciona, e prova que ele confia em Deus para dar-lhe o seu sustento, então Shabat Hagadol Israel acreditava que a praga do primogênito ocorreria, e nesse mérito eles receberam Shabat. Portanto, chamou-se Shabat Hagadol “(Deuteronômio 20:20)
11. Eles foram libertados e deixaram os trabalhos de Faraó: O Sefat Emet explica que, em Shabat, o homem se torna livre, e ele pode aceitar o jugo do reino dos céus com amor e coração aberto, sem precisar de muito trabalho como nos dias da semana. “Quando os filhos de Israel saíram do Egito e Moisés prometeu-lhes que iriam para fora nesta última praga, eles se tornaram homens livres e deixaram os trabalhos do Faraó. Portanto, este Shabat foi chamado Shabat Hagadol. (Shabat Hagadol, 1874)
12. 600.000 egípcios morreram neste dia: outro milagre ocorreu no Grande Sabbath. Diz no versículo: “Aquele que atingiu o Egito com os seus primogênitos”. Este verso explica que o próprio Egito se superou no grande Shabat, o décimo do mês. Yalkut Shimoni é citado da seguinte forma: “Quando D'us enviou a praga dos primogênitos, ele disse: À meia-noite, o primogênito morrerá, todos os primogênitos foram a seus pais e disseram-lhes: Você não quer que vivamos? Deixe os judeus irem se não vamos morrer! Eles responderam e disseram: Mesmo que todos os egípcios estejam mortos, os judeus não podem sair daqui. O que eles fizeram? Todos os primogênitos entraram na casa do Faraó, gritaram contra ele e disseram: “Liberte esse povo, do qual o mal virá sobre nós e você”. Ele disse aos seus servos: “Saia e quebre suas canelas”. O que os primogênitos fizeram? “Pegaram uma espada e mataram seus pais. Não diz àquele que feriu seu primogênito, diz” ferir o Egito com o primogênito “, o que significa que o primogênito feriu o Egito. Os egípcios primogênitos mataram 600 mil dos seus pais”. Este é outro milagre que aconteceu no Grande Shabat.
13. A queixa da promotoria foi removida de Israel e a redenção tornou-se possível: o Pri Tzadik pergunta por que os primogênitos egípcios que matam seus pais foram chamados de “um grande milagre” e perguntaram: para D'us nada é difícil? O Pri Tzadik responde: No versículo:” Eu dei o Egito como expiação … e colocarei homens abaixo de vocês e nações em vez de sua alma “. Ele explica:” Quando há queixa no céu contra Israel, que D'us não permita, o Senhor lhes concede um resgate das nações do mundo. Achamos que os egípcios foram dados como resgate, que é o que os primogênitos fizeram aos seus pais … E no Midrash está escrito que 600,000 pais foram mortos pelos primogênitos. Esse era o mesmo número que os homens israelitas, 600.000, porque era um pagamento para Israel que eliminou a queixa “.
14. “Shabbat Hagadol” é como um “Bar Mitzvah”: sobre esse Shabat, Israel foi ordenado a executar seu primeiro mandamento. Assim como quando a criança recebe o jugo da s mitzvot, um Bar Mitzva, e ele é chamado de Gadol (grande), tendo alcaçado a maioria quando recebeu uma alma especial do céu, também no Shabat Hagadol, Israel cumpriu o comando:” peguem e tiram para vocês” – tire suas mãos da idolatria. É por isso que o Shabat também se chama Gadol. (Sefat Emet)
15. “Shabbat ha-Gadol” é como “Kohen Gadol”: O Shem MiShemuel compara “o grande Shabat” ao “sumo sacerdote” e diz que, assim como o Sumo Sacerdote é chamado de “gadol” devido à sua grande santidade que se espalhou por seu corpo, assim também Israel arriscou suas vidas para tomar o cordeiro da Páscoa, e através disso “espalhar a força espiritual também em seus corpos, santificando-o com a santidade da alma. Isto é o que mais tarde os atraiu para o Todo-Poderoso sem barreiras, como está escrito (Jeremias II) “Lembrei-me da graça da sua juventude … quando me seguia no deserto”. Assim, resume o Shem MiShmuel e diz: ” É por isso que se chama Shabbos Hagadol “.