Rabi Yaakov Galinsky foi um famoso orador que ouviu este discurso de um dos alunos do Chafetz Chaim que havia escutado do própio Chafetz Chaim a aproximadamente um século atrás, mas ainda é verdadeiro até hoje.
Este velho homem anteriormente estudante do Chafetz Chaim, disse ao rabino Galinsky: “Cada Elul (o mês antes de Rosh Hashana), o Chafetz Chaim falaria por apenas 3 minutos. Vou repeti-lo e tentar usar sua voz e gestos.Faz de conta que Chafetz Chaim que está falando.
O rabino Galinsky pediu ao público o mesmo: “Faz de conta que o Chafetz Chaim está falando, mas permita-me concuir que, na Europa Oriental, a fruta etrog (citron) não podia ser encontrada. É preciso de um clima mediterrâneo e sempre foram importados desses países. Muitos ficaram inutilizáveis para a mitzvá das 4 espécies em Sukkot, pois foram danificadas ao longo do caminho e os poucos kosher que permaneceram foram vendidos num valor muito absurdo. De 5 a 50 rublos, o equivalente a milhares de dólares. Somente os ricos podiam pagar e as comunidades pagaram dos cofres públicos delas para que todos compartilhassem “.
Com essa introdução, Rabi Galinsky repetiria o discurso de Chafetz Chaim:
“Estamos agora no mês de Elul e os feriados chegarão em breve. Todos pensam consigo mesmo: “Eu gostaria de ser rico! Então eu compraria um etrog bonito para cumprir a mitzvá das 4 espécies. Se eu fosse realmente rico, eu mesmo pagaria 50 rublos! “
“Por que? Para fazer a mitzvá da forma mais gloriosa, uma vez que o primeiro dia do Sukkot é uma mitzvá da Torá.O resto de Sukkot, as mitzvot, são de Rabanan (rabínicas) em memória de nosso templo. No entanto, uma palavra da nossa Santa Torá tem uma recompensa muito maior do que chacoalhar as 4 espécies com a mais bonita etrog. É maior que soprar o shofar e comer matzoth no Pessach e todos os 613 mitzvás juntas! Uma palavra da Torá!!!
E num minuto você consegue dizer 200 palavras da Torá, em cinco munitos, milhares de palavras iguais as 613 mitzvot. E, ainda, atrasamos 5 minutos para uma sessão de estudo? “O Chafetz Chaim conclui seu discurso com um grito que veio de seu coração.
O velho estudante disse: “Esse pequeno discurso de 3 minutos abalou nossos corações!!”