As eleições para as autoridades municipais chegaram. Último dia para notícias, campanhas, enquetes e lutas. Em 1961, ocorreram eleições fervorosas em Israel, e o Rebe de Lubavitch disse que a propaganda às vezes se transformava em guerra. Ele agregou e falou sobre a palavra “eleições”: o candidato a ser eleito está tentando agradar, se esforça e investe, e assim nós também devemos nos esforçar para a importante escolha de “quem escolhe Israel como seu povo com amor” “הבוחר בעמו ישראל באהבה”.
Finalmente, explicou ele, algumas pessoas “cometem o erro de dizer que durante a preparação para as eleições e durante as eleições – “precisamos facilitar as coisas em relação à Torá e seus mandamentos.”
Mas este não é assim, e há três princípios básicos que devem ser lembrados o tempo todo, mesmo na corrida para a urna. E assim disse:
“a verdade da nação está em sua Torah” “שאין אומתנו אומה אלא בתורתה.
“quem branqueia o rosto de seu amigo em público não terá seu lugar no mundo vindouro.”המלבין פני חברו ברבים אין לו חלק לעולם הבא.
“Verdade e julgamento de paz julgarão em seus portões. אֱמֶת וּמִשְׁפַּט שָׁלוֹם שִׁפְטוּ בְּשַׁעֲרֵיכֶם
Sobre três coisas o mundo existe, no momento das eleições, antes delas e depois delas – igualmente שלושת הדברים עליהם העולם קיים, בשעת בחירות, לפניהן, ולאחריהן – בשווה”.