A recepção calorosa e digna que o sogro – Yitro, ganhou do seu genro Moisés O líder do povo de Israel, acompanhado por todos os anciãos de Israel, não teria justificação na Bíblia – se não fosse pela aula e a mensagem que vem junto. Podedemos supor que a esposa e os filhos de Moshe foram recebidos calorosamente e com muita emoção também, mas não é algo que requer uma pontuação e não foi mencionado.
Yitro está homenageado por duas razões: uma é por causa de sua personalidade, e a outra é por causa de sua família.
A razão pessoal encontrada nas palavras de nossos sábios, onde se refere da honra que ele recebeu no verso “dignidades inteligentes herdarão”. O que é a sabedoria de Yitro? Será que é apenas o fato de que ele descobriu a verdadeira luz no escuro da idolatria?
Na Mishná no Pirkei Avot disse “Quem é o sábio é quem aprende de todos” e explica Rabino Yonah Gironde (em torno de anos 1200) em seu comentário sobre Pirkei Avot: “A sabedoria básica não é o conhecimento, mas o o desejo para conhecimento e compreensão. A acumulação de conhecimento em si não é inteligência, que pode também ser o resultado de uma memória fenomenal que absorve tudo. Esperto é aquele que tem um amor e sede para a sabedoria. Como resultado, ele aprende e aprende e está disposto a aprender de qualquer ser humano.”
Yitro pediu sabedoria, ele não estava satisfeito com o que ele já sabia, mas procurou e estudou até chegar à verdade. Assim, ele se tornou uma entidade de sabedoria e, portanto, teve o mérito dessa honra! Esta mensagem a Torá também queria nos transmitir, contando da honra que ele recebeu.
O genro e o sogro
A segunda razão a honra dada para Yitro enfatizando em vários versos, “O sogro de Moshe”. Yitro merece essa honra por ser o sogro de Moshe!
Nossos sábios também apontam na Mechilta essa fonte que do respeito que o sogro merece , e há pontos de vista que este a Halachá (Lei) que a honra do sogro deve ser quase igual do seu pai.
Vamos dar uma olhada nessa questão em diferentes ângulos. Há familias em que o relacionamento entre sogro/sogra e genro/nora, são relacionamentos encantadores, respeitosos e de muita ajuda, fluentes e abertas – negando os mitos antigos …
Existem aqueles que são menos afortunados, pode acusar uma das partes ou pode ser que a culpa não seja deles, então precisamos saber a lei religiosa . Nem todo mundo sabe que a lei judaíca exige que todos respeitem com dignidade seus sogros, conforme preconizado no Shulchan Aruch.
Uma fonte é o encontro especial e distinto de Moisés e Yitro Como está descrito em nossa Parashá. Além disso, outra fonte mostra que o rei David chamou o seu sogro de “pai” porque ele era casado com Michal sua filha. Apesar da relação problemática entre eles desde o início – desde a primeira vez que o David vestiu o uniforme do rei Saul antes de enfrentar Golyat, e mais ainda depois da vitória dele que louvaram ele “Saul matou apenas milhares, enquanto Davi matou dez milhares” e ainda, David lhe deu a maior honra a chamá-lo de “Pai”. A lei judaíca não exige, mas podemos aprender com David que é legítimo e até desejável chamar os sogros de “pai e mãe”, e certamente não há nenhum desrespeito aos pais biológicos.
Na Halachá existem opiniões diferentes se o dever de honrar os pais do cônjuge é uma lei rabínica ou uma lei da Torá, e se refere pela mesma lei. O pai deve respeitar não só com respeito e boas maneiras, mas também deve servi-lo. Uma pessoa deve preencher todas as necessidades físicas e ajudar os pais como foi escrito no Talmud em Massechet Kiddushin. No entanto, em relação aos pais do cônjuge têm sido sugerido que a obrigação é de respeitar em elegância, como levantar-se para eles etc. Por outro lado, há aqueles que argumentam que como “a esposa dele é como se fosse o próprio corpo dele”, e seus pais também – eles acreditam que o dever é completa dignidade servi-los e até um dever da Torá.
O fato de que Moshe era o rei e respeitou o seu sogro e o serviu as refeição como está escrito na Mekhilta, aparentemente prova que esta é uma obrigação absoluta, porque se não, não é permitido a fazê-lo e porque ” O rei que abriu mão da sua honra, a sua honra ainda permance”. (Para mais detalhes, veja mais em nosso livro,”poço de água”, o Livro do Êxodo – Parte Halacha Página 79). É claro que, além do dever, tenha em mente que o respeito pelos pais do cônjuge respeita a si mesmo e isso é uma receita eficaz e um componente para vida saudável do casal.
Quem Quer receber conselhos do seu sogro?
E agora – Alguém dirá, após este respeito, o sogro vem e diz opiniões … e talvez justo por isso? Na verdade realmente o comportamento de Yitro é intrigante , recém chegando ao povo de Israel e já tem propostas. O que realmente traz o eruditoYitro, ex-conselheiro de Faraó, tal intervenção nos assuntos pessoais e nacionais. Porque ele achou bom propor Moshe suas propostas logo que ele lhe-encontrou – uma atitude que aparentemente parce não educada? Nós também estamos surpreendidos ao descobrir a reação séria do Moshe, e o fato de que ele menciona isso, quando ele queria voltar ao seu país no segundo ano (Behaalos'cha) e pediu para ele ser “Os olho da nação”!
Parece que a prova da história do Yitro dará resposta a tudo isso. Yitro vem de um lugar de amor por Israel. Ele também vem de um ponto de verdade interior que não para à qualquer restrição. Quando quem nos aconselha vem com dois desses critérios – A) Ele nos ama e está disposto a sacrificar-se por nós. B) Ele é fiel à verdade, sem limites, mesmo em risco a si mesmos – , nesse caso estamos prontos para ouvi-lo, sem quaisquer limitações, estamos prontos ainda para executar todos os seu conselhos.
Você deve aprender a lição sobre o conselho bom relacionado aos pais. Embora nem sempre a crítica ou conselhos vem da verdade, talvez por isso não vamos pedir-lhes sempre levá-los em consideração; Mas, geralmente, eles saem de boa vontade e amor, pensando que seus pais têm mais experiência (que é muitas vezes verdede). Portanto, mesmo se não agirmos de acordo com estas dicas e sugestões, você deve sempre ouvi-los em bom espírito e, assim, remover um dos maiores obstáculos nas relações familiares.